
Um dos maiores desafios que a logística de importados enfrenta no Brasil, há muitos anos, é o baixo investimento em infraestrutura. O atual governo vem prometendo mudar essa realidade e algumas ações já foram feitas desde o início, em 2019.
Outras estão previstas para os próximos meses, como a privatização do porto de Santos, que deve gerar investimentos na ordem de 10 a 16 bilhões de Reais, segundo a Revista Exame, a Valor Investe e a IstoÉ Dinheiro.
A situação do porto de Santos, hoje, é complicada. Segundo o portal eSales, os navios passam cerca de 18 dias apenas aguardando para serem carregados. Isso porque não há espaço suficiente para recebê-los ao mesmo tempo na atracação.
Ainda assim, existem vários outros desafios a serem enfrentados diariamente pelo setor de logística e é sobre isso que falaremos neste artigo. Quais são esses desafios e como enfrentá-los?
Além da falta de investimentos, a logística internacional também esbarra no alto custo da tecnologia no Brasil. Lidamos diariamente com a burocracia e altos custos também em combustíveis, bem como o valor exagerado do modal aéreo.
O Brasil é um dos maiores importadores e exportadores do mundo, mas ainda está muito atrasado em diversos aspectos relevantes. Isso dificulta, para o empreendedor brasileiro, o enquadramento nas políticas e legislações de comércio exterior.
Confira o artigo e conheça um pouco mais da VECTORLOG. Enfrentamos todos esses desafios que você verá a seguir com base em planejamento estratégico e 30 anos de experiência, garantindo a melhor solução em transporte de cargas para o seu negócio.
O que é a logística internacional e qual a sua importância?
Fornecedores e compradores precisam transportar e armazenar seus produtos. Quando falamos em comércio exterior, ou seja, importações e exportações, esse transporte e armazenamento se dá através da logística internacional.
Disponibilizando recursos e informações (dados impressos ou online) necessários para que todos os processos sejam rápidos e eficazes, a logística internacional tem um papel fundamental em qualquer economia de um país desenvolvido ou em desenvolvimento, como o Brasil.
Na logística internacional, os recursos mais importantes para transportar e armazenar matérias primas ou mercadorias são os modais aéreo e marítimo. Bem como os sistemas de fluxo de dados informatizados e online, que garantem a agilidade necessária para importações e exportações no mundo moderno, globalizado e cada vez mais competitivo.
Como funciona a logística internacional em uma empresa de transportes?
A lógica é a mesma da logística empresarial local: otimizar processos e torná-los cada vez mais assertivos, para que o cliente tenha acesso ao melhor serviço, com o menor custo possível.
Os participantes também são os mesmos: colaboradores e empresas parceiras, como as gerenciadoras de risco, seguradoras e outras empresas de transportes, como as aéreas, por exemplo.
A logística internacional enfrenta, entretanto, mais desafios ainda, que a logística interna. E quais são, afinal, esses desafios? Confira a seguir:
Quais os maiores desafios da logística de produtos importados no Brasil?
Em se tratando de operações internacionais, a distância geográfica, diferentes culturas e legislações internas, diferentes idiomas e sistemas de gerenciamento de informações, e outros aspectos, tornam tudo mais complexo.
Existem, basicamente, 3 fluxos logísticos principais, a saber: informativo, material e financeiro. Investir em tecnologia para otimizar os processos para informação e materiais é fundamental para o sucesso de uma empresa de transportes e é o que fazemos aqui na VECTORLOG.
1. Melhorar a gestão de informações
Este é um dos maiores desafios das empresas de transportes na logística internacional. Diferente da gigante Amazon, por exemplo, que já nasceu da própria tecnologia, muitas empresas ainda administram informações com base em documentos impressos.
Algumas até utilizam softwares, mas ainda estão longe de ter acesso ao que há de mais moderno e eficiente em matéria de TI – Tecnologia da Informação.
Investir em tecnologia é imprescindível, mas também é muito caro, principalmente em países com a moeda desvalorizada em relação ao Dólar, como o Brasil.
2. Reduzir custos
Assim como no Brasil, muitos países dependem demais do transporte rodoviário e, principalmente devido à pandemia, que começou em 2019 e atingiu o mundo inteiro, o custo dos combustíveis aumentou assustadoramente.
Além do alto custo da tecnologia e dos combustíveis, o transporte aéreo é um modal que sempre teve um custo elevado, sendo indispensável para o transporte internacional de mercadorias, principalmente produtos perecíveis.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a logística de mercadorias utiliza, no Brasil, menos de 20% da capacidade das aeronaves. O modal vem crescendo pouco e não há muita expectativa de melhora para os próximos anos.
3. Melhorar o nível de serviço ao cliente
Na era da informação, com a internet e as melhores facilidades a um clique de distância do consumidor, este torna-se cada vez mais exigente. Não que isso seja uma coisa ruim, pelo contrário, mas atender todos os anseios do público não deixa de ser um desafio.
O imediatismo dessa geração, aliado a uma forte concorrência, requer medidas de melhoria no atendimento, trazendo o cliente para uma proximidade com a empresa de transporte.
A VECTORLOG já preza por essas relações de amizade e parceria, que vai além dos negócios, há muitos anos, estando sempre um passo à frente do mercado. Você vai ver isso no vídeo que deixamos disponível ao fim do artigo.
4. Melhorar a eficiência operacional
Mudanças são fundamentais dentro de qualquer organização, principalmente quando os processos mostram-se ineficientes para o atual momento da companhia ou, ainda, para suprir as necessidades de expansão das atividades.
Aumentar a produtividade significa redução de custos e aumento de receitas. Os processos internos devem ser melhorados dia após dia, seja investindo em tecnologia, aprimorando modelos ou implantando novos recursos.
Nesta segunda entrevista do quadro Vector Talks, em nosso canal do YouTube, conversamos com o empresário de comércio exterior e Consultor de Negócios Mario Golçalves, um parceiro de muitos anos, cuja trajetória ilustra parte do que tratamos nesse artigo.
Confira como a inteligência de processos dentro da organização pode destacar o seu negócio da concorrência.
Caso tenha dúvidas ou queira sugerir um tema para os próximos episódios, deixe um comentário aqui ou no YouTube. Assista!