No episódio de hoje do Vector Talks, nosso convidado especial é o jovem empreendedor Fredy Neto, que com apenas 21 anos é destaque no mercado de importação.
Falamos sobre as boas ideias e a importância de ter atitude e bom networking para colocá-las em prática.
Além disso, nosso tema principal foram as oportunidades e desafios da logística nos setores de saúde e energia. Acompanhe o artigo e confira o vídeo na íntegra.
Oportunidades na logística de importação
Não há como falar em logística de importação sem mencionar a cadeia de suprimentos. As oportunidades estão por toda a cadeia e não podemos olhar apenas para um único ponto.
Existem tendências para uma modificação na cadeia de suprimentos nos próximos anos que você precisa ficar de olho para ter insights de oportunidades na logística de importação. Confira a seguir.
1. As cadeias de suprimentos estão ficando verdes
Grupos de defesa das mudanças climáticas e os esforços crescentes dos consumidores para serem mais ambientalmente responsáveis impulsionam a cadeia de suprimentos a se tornar menos prejudicial ao meio ambiente.
A exemplo do Carrefour, que vem buscando trabalhar com frotas 100% verdes. A logística verde é apenas uma das muitas tendências da supply chain que afetam o armazenamento.
Não vai ser viável que, de uma hora para outra, substituam-se todos os caminhões por veículos elétricos, mas é importante que cada empresa esteja empenhada nos conceitos de ESG como um todo, olhando para o futuro e, devagar, fazendo parte dessa transição.
Armazéns ecologicamente corretos, por exemplo, apresentam sistemas avançados de gerenciamento de energia que usam temporizadores e medidores para monitorar o uso de eletricidade, calor, água e gás em todas as instalações.
Além de fazer sua parte para preservar o meio ambiente, as empresas que adotam esforços sustentáveis também ganham mais em termos de lucro e fidelização de clientes, diz um estudo da Nielsen de 2018.
Mais de 60% dos clientes não se importam em pagar um pouco mais por produtos sustentáveis. Com o consumismo verde em ascensão, espera-se que mais empresas implementem processos de cadeia de suprimentos ecologicamente corretos nos próximos anos.
2. As cadeias de suprimentos estão ficando circulares
A linear supply chain será substituída em breve por cadeias de suprimentos circulares, onde os fabricantes recondicionam produtos descartados para revenda (East West, 2020).
Para lidar com os custos crescentes das matérias-primas e sua disponibilidade volátil, além de atender critérios de sustentabilidade, muitas empresas estão optando por recondicionar produtos e transformá-los novamente em sua forma de matéria-prima.
Com uma cadeia de suprimentos circular, as empresas podem gastar menos em matérias-primas e nos processos de produção. Além disso, uma cadeia de suprimentos circular gera menos desperdício, ajudando as empresas a reduzir seu impacto geral no meio ambiente.
Regulamentos governamentais mais rígidos sobre reciclagem e descarte de resíduos também levam as empresas a considerar a adoção da cadeia de suprimentos circular.
As empresas com práticas sustentáveis também podem ganhar incentivos por seus esforços, não apenas do governo, mas também dos consumidores, que vêm preferindo produtos “green”.
3. As cadeias de suprimentos estão aumentando as integrações
À medida que as empresas procuram fazer parcerias e construir integrações com terceiros, a supply chain aumenta. A delegação pode ajudar as empresas a reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente.
As integrações são particularmente úteis para a logística na importação, que costuma usar uma combinação de transporte marítimo, aéreo e terrestre. Com serviços integrados, os prazos de entrega ficam mais curtos e o atendimento ao cliente melhora.
A tecnologia é uma grande aliada nesse processo de integração e há muitas oportunidades também no desenvolvimento de sistemas que possam atender esta demanda da forma mais eficiente possível.
Desafios na logística de importação
Hoje em dia tudo acontece muito rápido. Para ter acesso aos melhores negócios, nós precisamos estar sempre à frente e ter algo que possa nos diferenciar, nos destacar entre os concorrentes, principalmente no mercado de exportação e importação de mercadorias.
A logística é uma parte importante da nossa economia. A maior parte do seu tempo deve ser gasto no seu core, na sua produção ou prestação de serviços. É preciso delegar tudo aquilo que não faz parte do cerne do seu negócio.
Nesse sentido, ressalta-se a importância dessa delegação para procedimentos logísticos. Você não pode sofrer com atrasos ou avarias / extravios de mercadorias.
Na logística, estamos transportando o produto certo, para o cliente certo, na condição e quantidade certa e no lugar certo, na hora exata e com o custo necessário para manter a roda girando com qualidade.
Como parte fundamental de um negócio de sucesso, é preciso ter amplo entendimento desses desafios e entender o mercado e suas tendências, como vimos.
Importância do networking no sucesso do empreendedorismo
Antigamente, falava-se muito que algumas pessoas conseguiam oportunidades melhores através do Q.I. – “quem indica”. Isso chegou a ser mal visto em algum momento da história recente, mas é preciso entender que o ser humano é um ser social.
O ser humano naturalmente vive em comunidade e, em qualquer relação, é preciso que todos ganhem. O “Q.I.” foi sendo compreendido como “o óbvio que ele é” ao longo do tempo. Hoje, chamamos de networking.
E o principal motivo para isso funcionar bem nos negócios é que sempre contamos com pessoas de confiança e faz todo sentido formar parcerias e indicá-las a outros parceiros de negócios.
Existem exceções, casos em que as coisas dão errado, sim. Mas, em 80% das vezes, fazer negócios com quem já conhecemos e sabemos da sua excelência é o melhor caminho.
E, no que tange à meritocracia, onde falta o mérito a quem busca seu próprio networking? Não há mérito em fazer amigos? Esse parece ser o sentido da vida, desde muito antes da invenção do comércio!
Fazer alianças para que nos protejamos uns aos outros contra os inimigos em comum foi o que trouxe a humanidade até aqui.
Como disse nosso parceiro José Roberto Costa no último episódio, é preciso gerar “reputação por experiência positiva” para que surjam cada vez mais oportunidades.
O networking é, então, fundamental para o sucesso no empreendedorismo. Qualquer empresa que acredite que chegará sozinha a algum lugar está fadada ao fracasso.
Você precisa de parceiros para delegar funções. Precisa de pessoas como recursos humanos e precisa de pessoas como clientes.
Invista em networking e valorize seu networking. Foi por causa de um amigo que o jovem Fredy conseguiu implementar uma ideia e aproveitar uma grande oportunidade diante de uma das maiores crises da história.
Confira o vídeo onde o CEO da Vectorlog André Garcia bate um papo interessante com o parceiro Fredy Neto sobre networking, atitude empreendedora, e sobre o mercado de saúde e energia.
Artigos e entrevistas mais recentes
- Despachante, Transitário de Carga ou Freight Forwarder: desafios da posição
- Importância e benefícios de optar por uma trading para importação
- Oportunidades e desafios da logística nos setores de saúde e energia
- Efeitos da pandemia no comércio internacional e impactos na logística de produtos
- Desafios da logística de importação e a relação com a cadeia de suprimentos