A maioria das pessoas que querem importar certos produtos da China ou de outros países sempre pensa em encontrar a fábrica, porque acham que as fábricas oferecem o preço mais baixo. Muitas nem sequer sabem o que é uma trading, qual a importância e os benefícios que estas empresas podem oferecer.
Não é verdade que uma negociação direta com o fabricante terá sempre o menor valor. Às vezes, uma trading consegue preços mais baratos do que as fábricas. Até porque, comprar de fábricas também traz vários outros problemas – e custos, como desembaraçamento alfandegário e logística da entrega, por exemplo.
Na própria China, uma das maiores exportadoras do mundo, as tradings às vezes são mais populares do que as fábricas, por isso mesmo estão em maior número, inclusive. Grandes clientes do atacado e do varejo utilizam os serviços de tradings.
No Vector Talks de hoje, conversamos com Alex Barbosa, do Grupo Prexx, sobre a importância das tradings e os benefícios que estas especialistas em importação podem oferecer para todos os tipos de negócios que precisam importar. Confira o artigo e assista o vídeo no final.
O que é uma trading de importação e qual a sua importância?
As chamadas tradings oferecem um serviço profissional de intermediação de importações. São uma peça importantíssima da cadeia de suprimentos.
Elas vivem o dia a dia nesse mercado, full time, e por isso podem oferecer diversas vantagens tanto para quem nunca importou, como também para quem já está acostumado com o comércio exterior, mas precisa delegar esta tarefa para poder focar exclusivamente no seu core business.
A trading é uma empresa que busca facilitar o processo de importação e exportação entre compradores e fornecedores de diversos países.
Essas empresas realizam o planejamento para identificar as melhores oportunidades e oferecer as opções fiscais e logísticas mais vantajosas.
As tradings economizam muito tempo – e dinheiro – das empresas.
Com experiência e conhecimento, os especialistas sabem quais condições de negociação são mais interessantes e evitam que a empresa demande esforços para procurar as informações necessárias, partindo direto para a importação.
Confira as principais vantagens de contratar uma trading.
1. As tradings possuem uma comunicação mais fácil
A negociação com as tradings tende a ter maior e melhor compreensão e nível de comunicação em inglês – e principalmente em sua língua nativa – em comparação com as fábricas de países diversos, principalmente a China.
Assim, eles não terão problemas na comunicação com os clientes. Eles também respondem aos e-mails e outras formas de comunicação do cliente em melhor tempo hábil e, principalmente, no mesmo fuso-horário.
As tradings têm a vantagem de reduzir as barreiras impostas pelo idioma e pela cultura, conseguindo uma comunicação mais fluida nas negociações.
Se houver algum problema na produção, envio ou inspeção, por exemplo, a trading sempre notifica seus clientes a tempo.
Muitas fábricas tendem a dar mais ênfase à produção e à cooperação com tradings locais, ou seja, de seus próprios países. Essas fábricas também podem ter negócios no comércio exterior, mas não são boas na comunicação.
A maioria dos vendedores especializados prefere trabalhar em tradings do que no comercial das fábricas, porque é onde eles ganham mais.
Muitos empresários atualmente sofrem ao comprar matérias-primas ou produtos do exterior para revenda diretamente, prejudicando seus processos internos em diversos aspectos.
Em um mundo extremamente burocrático e fortemente tributado, qualquer falha nas importações desencadeia diversos problemas para o negócio.
As tradings podem evitar contratempos na importação e, por conhecerem bem o mercado, eliminam a possibilidade de fazer negócios com fornecedores desonestos ou que vendem mercadorias de baixa qualidade, por exemplo.
2. Menor risco e menor custo
As tradings trabalham com diversos clientes, oferecendo uma rede de contatos muito maior, o que reduz a possibilidade de falta de uma determinada mercadoria e dá ao cliente mais opções de escolha.
A contratação de uma trading exige um custo menor em relação à contratação de uma equipe apenas para cuidar das importações da sua empresa.
3. Oportunidade de comprar em quantidades menores
A empresa nem sempre tem fluxo de caixa disponível para realizar uma compra em grandes quantidades ou formar um grande estoque. A trading possibilita a compra em menor quantidade, o que se adequa às necessidades e orçamento da empresa e aumenta o poder de negociação.
Cada produto importado por uma trading geralmente recebe muitos fornecedores de fábrica, portanto, há mais modelos e tipos. Mesmo para apenas um item, as tradings podem oferecer produtos de diferentes de acordo com a demanda do clientes.
As fábricas geralmente se especializam em um produto ou poucos, o que leva a uma certa limitação. Elas não podem oferecer muitas opções, e se você precisa de um catálogo variado vai ter que comprar de diversos fabricantes, um a um.
3. Quantidade mínima para pedido
A quantidade mínima de uma compra exigida pelas tradings geralmente é pequena, mas elas também são capazes de atender qualquer volume de pedidos.
O pedido mínimo direto das fábricas é muito maior, então eles preferem clientes que podem fazer pedidos grandes, como um contêiner fechado para 1 ou 2 itens apenas.
Para pedidos pequenos, as próprias fábricas preferem negociar com as tradings, para economizar o tempo e evitar os problemas de comunicação com clientes estrangeiros.
4. Mais segurança de processo
A trading oferece uma gama de serviços que proporcionam maior segurança no processo de importação, como inspeção, seguro internacional e fretes com empresas de confiança e reconhecidas no mercado, como a Vector Logística, que tem parceria com várias tradings.
As tradings escolhem seus fornecedores com cuidado. Elas conhecem as melhores fábricas, que produzem bens de boa qualidade e com os melhores preços, para que possam fazer mais negócios no longo prazo.
Se um cliente tiver um problema com a qualidade do produto, a trading estará prontamente disponível para ajudar. Geralmente, as tradings possuem ótima relação com as melhores fábricas.
Se você não costuma comprar grandes quantidades, com certeza será mais difícil resolver problemas direto com a fábrica. Imagine a dor de cabeça para “trocar” poucas peças defeituosas com a fábrica do outro lado do mundo!
Assista o vídeo, com a entrevista do CEO da Vector Logística André Garcia ao seu convidado Alex Barbosa, da Prexx Tranding.
Artigos e entrevistas mais recentes
- Despachante, Transitário de Carga ou Freight Forwarder: desafios da posição
- Importância e benefícios de optar por uma trading para importação
- Oportunidades e desafios da logística nos setores de saúde e energia
- Efeitos da pandemia no comércio internacional e impactos na logística de produtos
- Desafios da logística de importação e a relação com a cadeia de suprimentos