Com o início da globalização e todos os avanços tecnológicos vividos nas últimas décadas, os limites que antes inibiam o progresso e as capacidades do comércio nas fronteiras internacionais foram minimizados. Mas, ainda há desafios na logística de importação.
Define-se a cadeia de suprimentos ou, em inglês, supply chain, como o grupo de processos, empresas e qualquer personagem envolvido na produção e distribuição de mercadorias, desde o fabricante até o consumidor final. Da extração da matéria-prima à prateleira, a logística de importação é um pequeno elo dessa corrente.
O comércio é, sem dúvidas, o setor mais impactado pelos processos de importação no país. Entretanto, muitos serviços prestados também não funcionam se essa logística falhar, visto que muitos profissionais dependem de diversos materiais importados.
Com a ampliação das relações internacionais e a aproximação cada vez maior entre os governos de todo o mundo, na formação dos chamados blocos econômicos e mediante outros acordos, o setor de negócios e comércio vem experimentando um crescimento consistente.
Neste primeiro episódio da segunda temporada do Vector Talks, conversamos com Bruno Andrade, especialista em importação sênior na Timbro Trading, parceira de negócios da Vectorlog. Você confere tudo sobre o tema e o vídeo a partir de agora.
Importância da logística no comércio global
O comércio global, sem dúvidas, tem um passado riquíssimo e grande importância histórica. Quando olhamos para as raízes do comércio entre povos e nações, isso nos leva aos tempos da era mercantil do século XVI.
Este foi um período importantíssimo em que o comércio global realmente mudou de patamar. Com as rotas comerciais claramente definidas e com os países produzindo seus melhores recursos e distribuindo para outras partes do mundo, o comércio internacional cresceu muito.
À medida que as rotas comerciais se abriram, também aumentou a necessidade de logística. E no século XVI não havia sinais de rádio ou satélites para ajudar as pessoas a navegar.
Com mapas extremamente detalhados, os holandeses estavam na vanguarda da cartografia e foram pioneiros também na logística internacional, pois construíam navios que podiam transportar mais mercadorias serem operados por menos tripulantes.
A cada década, novas tecnologias e processos surgiram e, hoje em dia, o comércio internacional é uma rede expansiva que conecta os povos e seus produtos em todo o mundo.
A Organização Mundial do Comércio – OMC relata que, em 2017, a União Europeia exportou US$ 4,67 trilhões em mercadorias, enquanto a China seguiu com US$ 2,13 trilhões.
Ao analisar esses números exorbitantes, fica claro que nenhuma organização ou nação pode atingir estes resultados sem uma infraestrutura de logística de importação (ou exportação) sólida.
A logística evolui e facilita o comércio e a prestação de serviços ao redor do mundo, fornecendo soluções de transporte e armazenagem cada vez mais eficientes, seguras e rápidas para levar de tudo até você, da saúde ao lazer.
Desafios atuais da logística de importação
As oportunidades de comércio e negócios em todo o mundo agora evoluíram de apenas limitadas ao seu entorno ou zona imediata para uma escala global. Tudo isso é possível por causa das operações logísticas que essas empresas e fabricantes estão fazendo uso na era atual.
A capacidade de entregar um produto no lugar certo, na hora certa, para a pessoa certa, com segurança e agilidade, é um conjunto de fatores indispensáveis que fazem uma boa empresa de logística se destacar como a Vectorlog.
Mais oportunidades de negócios inclui em uma empresa a responsabilidade de entregar seus produtos em seus destinos no prazo. De fato, aumenta a base de clientes para os fabricantes e intermediários.
A logística especializada, por sua vez, reduz a pressão e o estresse desses negócios e eles podem se concentrar mais na qualidade e em outros aspectos de seus produtos.
O fornecimento de mercadorias mais seguras e oportunas aos clientes através das fronteiras é realizado por via aérea, marítima ou terrestre com base na opção mais rápida e segura, mas também preza pelo preço mais viável disponível em cada país.
O desembaraço alfandegário também é um fator de extrema relevância, que faz com que as tradings sejam extremamente necessárias.
Deixar os clientes satisfeitos com a entrega do produto tem sido um tema de preocupação para os fabricantes, pois é uma das muitas coisas em que consistem os relatórios de satisfação do cliente atuais, com o advento da chamada “experiência do cliente”.
A execução dessa tarefa, por sua vez, levará ao destaque sobre a concorrência, a um aumento nas vendas, e ajudará a conquistar o sucesso em escala global.
Ter um bom plano e execução da operação logística dá aos fabricantes a confiança necessária e o impulso para expandir para outras áreas de especialização em seus produtos e/ou serviços.
Entenda melhor a cadeia de suprimentos
Cadeia de suprimentos refere-se à rede de todos os personagens da fabricação à prateleira. Isso inclui desde a aquisição de matérias-primas até sua conversão em produto acabado que chega à mão do cliente final.
Toda operação (empresas) e processos que ocorrem do início ao fim dessa jornada do produto necessariamente se enquadra na chamada Supply Chain. A cadeia de suprimentos inclui fornecedores, fabricantes, transportadores, tradings, atacadistas e varejistas.
Tudo isso é executado por várias equipes de profissionais altamente qualificados para cuidar de cada processo, o que inclui compras, planejamento de recursos, processo de fabricação, planejamento de oferta e demanda, gerenciamento de estoque, logística de importação, logística interna etc.
Os principais objetivos de uma cadeia de suprimentos dentro de uma organização são cuidar de cada aspecto da produção e fornecimento dentro da empresa para maximizar a eficiência e, ao mesmo tempo, minimizar o custo que vem com todos esses processos.
Eles precisam avaliar se as referidas divisões sob a cadeia de suprimentos estão funcionando sem problemas, pois isso reflete no crescimento coletivo da empresa e as retificações necessárias devem ser realizadas para realizar seu bom funcionamento.
Neste novo episódio do Vector Talks, André Garcia, CEO da Vector Logística, bate um papo com Bruno Andrade sobre questões como a segurança das cargas e como as empresas lidam com a urgência em colocar o produto na prateleira, além de outros temas.
A Timbro conta com os serviços exclusivos da Vectorlog para o transporte seguro e eficiente de cargas de alto valor agregado que a trading traz do exterior. Confira o vídeo:
Artigos e entrevistas mais recentes
- Despachante, Transitário de Carga ou Freight Forwarder: desafios da posição
- Importância e benefícios de optar por uma trading para importação
- Oportunidades e desafios da logística nos setores de saúde e energia
- Efeitos da pandemia no comércio internacional e impactos na logística de produtos
- Desafios da logística de importação e a relação com a cadeia de suprimentos